Buscar

8 Formas de Diminuir a Ansiedade na Pandemia do Novo Coronavírus




É certo que a maioria de nós jamais imaginou ver uma pandemia acontecendo. Literalmente o mundo parou por conta de algo que não podemos ver e que ameaça nossa saúde, o inimigo invisível, o novo coronavírus.


O cenário atual é de insegurança e incerteza. Não sabemos quando haverá uma imunização contra Covid-19, e nos preocupamos não só conosco, mas com nossos parentes, amigos e pessoas que amamos.


Fora os riscos para a saúde física, há também a dificuldade financeira que muitas famílias vivem por conta da quarentena no Brasil. Empresas fechando, empregados demitidos ou com salários reduzidos. Tudo isso realmente assusta, mas é preciso cuidar de nossa saúde mental e principalmente ter fé de que tudo isso irá passar.


Tenho visto muitos relatos de mães extremamente ansiosas por conta da epidemia e por isso resolvi fazer uma lista com 8 formas de diminuir a ansiedade na pandemia.

8 Formas de Diminuir a Ansiedade na Epidemia


Se você faz parte do grande grupo de mães, que estão muito preocupadas com a situação atual do nosso país e do mundo. Tem tido dificuldades em controlar a ansiedade, leia a lista abaixo com atenção e procure praticar o máximo de dicas possível. Por mais que pareçam simples, elas podem simplesmente salvar sua saúde mental.


1 - Pare de assistir ao noticiário


Por experiência, posso te dizer sem medo algum de errar que assistir todos os dias a notícias sobre a pandemia, só te deixa mais ansiosa. Logo que os primeiros casos surgiram no Brasil, eu acompanhei tudo e adivinha só. Fiquei ansiosa!


E o pior é que eu acordava e já sentia a necessidade de ligar a TV e me abastecer de mais notícias, ao meio dia, mais notícias e pro aí vai... O problema de ver muito sobre isso é que absorvemos tudo e ficamos ansiosas, pois notícias são passadas em tom de alerta e geram estresse em nosso organismo.


Se você deseja de livrar da ansiedade na pandemia, o primeiro passo é PARAR de assistir notícias sobre o novo coronavírus.


Indico que você se atualize apenas uma vez por semana e faça isso através de textos na internet e não vídeos, nem jornais da TV.


2 - Converse com Deus


Está comprovado que conversar, expor seus sentimentos, vulnerabilidades, medos, etc, ajuda a aliviar o que estamos sentindo. Por isso, os terapeutas pedem para seus pacientes falarem. Conversar com as pessoas também é uma boa ideia.


Entretanto, cuidado com quem você irá conversar, pois a pessoa pode estar tão ansiosa quanto você. Na dúvida minha recomendação especial é conversar com Deus. Não se preocupe em usar palavras bonitas, converse como fala com seus amigos, tenha certeza de que Ele irá te ouvir e acalmar seu coração.


Aproveite para orar, pedir para Deus nos ajudar neste tempo difícil, afinal o que é impossível ou difícil demais para os homens para Deus é simples de resolver.



3 - Crie um hobby


Este é um ótimo momento para desenvolver um novo gosto. Ter uma atividade prazerosa e nova pode ser muito estimulante e traz sentimentos de alegria, esperança e empolgação. Não se prenda ou limite por ser mãe. Muitas vezes o pensamento que temos é de que não podemos fazer o que der na telha por sermos mães, mas te digo, não apenas, que pode, como deve fazer.


Sobre as opções, existem inúmeras, veja algumas:


Artesanato

Pintura

Aprender a tocar violão

Ler

Coreografar uma música

Jogar cartas

Cozinhar

Criar suas próprias roupas

Escrever

Desenhar

Escrever um blog

Iniciar um canal no Youtube

Fotografar

Estudar uma nova língua

Escrever um diário

Jardinagem

Fazer aulas de canto

Decorar sua casa

Fazer cursos online


Você pode também fazer atividades junto com suas crianças, como por exemplo:


Colorir

Criar roupas para as bonecas

Criar um carrinho ou robô

Brincar de mímica

O que estou vendo com meu olhinho

Cozinhar

Fazer spa em casa

Aprender inglês

Yoga para família

Ler ou inventar história juntos

Fazer uma festa do pijama

Plantar sementes


4 - Dance um pouco


Dançar também pode ser um hobby. Dançar relaxa o corpo e faz nossa mente focar em outros pontos, tendo sensações de divertimento e prazer, sem falar que é uma ótima atividade física.


5 - Se exercite


Exercícios físicos ajudam não só nosso corpo a estar em forma, como também auxiliam nossa mente a relaxar. Quando nos exercitamos o corpo libera hormônios que nos leva a sentir prazer, relaxamento e reconexão com nosso próprio eu.


Se você não curte dançar, pode tentar diversos outros movimentos que podem ser feitos em casa mesmo. No Youtube é possível encontrar diversos canais com dicas de exercícios feitos sem aparelho nenhum. Neste artigo tem 12 opções interessantes.


6- Estude


Estudar é bom sempre e mantém nossa mente ativa. Há muitas alternativas que podem ser feitas através da internet. Você pode estudar em vídeos do youtube, eu estudo inglês com minha filhas assim.


Estude usando sites que são referências ou fazendo cursos online, que é a melhor opção, já que os conteúdos são criados para este fim.


Eu mesma tenho dois cursos online disponíveis que você pode começar hoje mesmo, olha só:


CURSO COMO CONCILIAR TUDO: Desenvolvido para mães que estão ansiosas. Que enfrentam dificuldade ao conciliar filhos, casa e trabalho e/ou outras atividades e responsabilidades que precisam dar conta no dia a dia. Conheça mais sobre o curso AQUI.


CURSO MULHER VIRTUOSA: Desenvolvido para mulheres que buscam entender de fato seu papel, lugar no mundo e importância na sociedade. Com metodologia baseada nos princípios bíblicos. Conheça mais sobre o curso AQUI.


7 - Faça uma lista


Projetar o futuro que queremos é uma excelente opção para desanuviar a mente das preocupações atuais. É um exercício bem estimulante e costumo usar com minhas filhas quando elas estão tristes, chateadas ou até mesmo com medo.


O exercício é simples, basta pegar papel e caneta e fazer uma lista de coisas que você deseja para o futuro. Um bom exemplo é listar o que você vai fazer quando a pandemia acabar.


Faça uma lista de sonhos, de bens materiais que deseja adquirir, lista lugares para conhecer, de pratos que quer experimentar, etc.


Se você se empolgar o suficiente pode também separar um item dessa lista e escrever quais passos você precisa dar para tornar o desejo uma realidade. Quem sabe você não consegue realizar algo que deseja ou até mesmo um sonho?!


8 - Converse com as pessoas


Um dos fatores que contribuem para o aumento da ansiedade durante a pandemia é o isolamento social, o melhor é ficar em casa e mesmo quem trabalha fora precisa ficar o mais distante possível de outras pessoas para evitar contágio.


Use a internet a seu favor, chame seu amigos no Facebook, faça uma live, converse por mensagens ou áudios no whatsapp, faça chamadas de vídeo. Tudo isso ajuda a nos sentirmos mais próximos e conectados, e a proximidade e união nos fortalece e dá ânimo.


Espero de coração que as dicas tenham ajudado, coloque pelo menos uma ou duas delas em prática e veja este momento com outros olhos!



4 visualizações

Bem vinda

Olá, sou a Sofia Bica. Uma mãe que ama moda, beleza, organização, decoração e muito +

  • Facebook
  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram

POSTS POPULARES

CURSO-MULHERVIRTUOSA.png
  • Instagram

 

 

SIGA NO INSTAGRAM

 

 

© COPYRIGHT 2020 SOFIABICA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.