Buscar

Como Planejar Meu Negócio Online




Seu sonho é começar um negócio online lucrativo? Então você está no lugar certo, pois neste artigo você terá acesso ao passo a passo de como fazer o planejamento de negócio ideal para você.


Cada vez mais as pessoas tem entendido que o meio digital é um ótimo lugar para iniciar e estruturar um negócio rentável. No cenário em que vivemos atualmente, em meio a uma pandemia, as coisas aceleraram ainda mais.


Ganhar dinheiro na internet é o desejo de muitas mulheres que querem empreender. Mulheres que estão cansadas e frustradas com suas profissões atuais e identificaram que precisam mudar sua área de atuação, ou que precisam gerar uma renda extra para pagar as contas no final do mês.


Independente de qual for o motivo pelo qual você deseja empreender online, saiba que é possível, porém, é preciso se dedicar, ter mente aberta para aprender e mudar conceitos antigos. E principalmente, estar disposta a cumprir cada etapa com o máximo de qualidade possível.


Eu trabalho online há 8 anos. Comecei com meu blog de moda e posso dizer que aprendi muitas coisas ao longo destes anos. Tanto o que fazer para ter resultados, quanto o que não fazer. Por isso, decidi investir meu tempo para ajudar outras mulheres que estão começando a ter sucesso no meio digital e a estruturar negócios com paixão e sejam rentáveis.


Sou especializada em organização, e afirmo sem medo de errar que ela é uma parte muito importante para qualquer negócio dar certo. Antes mesmo de dar o primeiro passo é preciso colocar tudo no papel e fazer um bom planejamento para depois partir para parte prática.


Porque é importante planejar o meu negócio?


Cada pessoa tem seu jeito, algumas são naturalmente mais organizadas e planejadoras, outras tem mais dificuldade com essa parte. Pode ser também que você faça parte do grupo das pessoas que gosta de partir direto para ação e não curte 'perder tempo' planejando.


Se este é o seu caso, saiba que é preciso mudar sua mente. Planejar nunca é perder tempo, pelo contrário, quando você se planeja antes, consegue gerenciar melhor o tempo e alinhar suas tarefas para atingir as metas que almeja em menos tempo.


Quando alguém começa algo novo, sem se planejar antes, corre um grande risco de ficar andando em círculos, e literalmente se perder no meio do processo.


Ao planejar você atinge melhores resultados e mantém tudo sob controle, ganhando tempo e mantendo o foco certo.


Começar a empreender sem se planejar é como pular de paraquedas sem ter as instruções antes. Você até acha que sabe o que fazer: - Só puxar a cordinha e ele abre. Mas, não faz ideia sobre qual é o momento certo de abri-lo e quais consequências pode ter se fizer na hora errada.


Como planejar seu negócio online


O planejamento de um negócio online precisa ser consistente e realista como qualquer outro negócio.


Na internet há espaço para todos e é importante que você encontre sua essência e entenda como pode ajudar as pessoas. Quando você aprende a resolver os problemas que as pessoas tem, aí sim, conseguirá monetizar seu trabalho e fazê-lo será um prazer, jamais um fardo.


Confira abaixo o passo a passo que preparei para você planejar seu negócio online:


01 - ENCONTRE SEU NICHO


Você já deve saber que existem diversos nichos de mercado, certo?! Antes de mais nada é importante você encontrar o seu. Anote áreas que gosta, assuntos que você curte conversar ou tenha habilidade e certo conhecimento.


Existem alguns nichos que tem um público maior, outros menor. O ideal é encontrar um nicho que você tenha afinidade e que também seja lucrativo. E, por incrível que pareça, para ser lucrativo ele não precisa ser gigantesco.


Nichos como moda, beleza, comida e emagrecimento, por exemplo, são grandes, tem muito público, mas também tem muita concorrência.


Minha dica é que você encontre subnichos, assim consegue se destacar e rentabilizar mais rápido.


Quando comecei com meu blog de moda, falava sobre 'moda', após algum tempo percebi que existiam diversos subnichos de moda, como: 'moda plus size', 'moda casual', 'moda executiva', 'moda evangélica', etc.


Subnichos são opções mais específicas para um nicho comum. O público é sempre menor no subnicho, porém bem mais qualificado.

Como eu sou evangélica, resolvi casar as coisas e me tornei uma blogueira de moda evangélica. Com isso consegui me tornar referência mais rápido com meu trabalho. Participei de matérias em revistas, fui convidada para eventos presenciais e online, e até dei palestras sobre moda evangélica.


O que provavelmente teria demorado muito mais tempo para acontecer se eu continuasse a falar sobre moda. Quando eu comecei já haviam muitos blog de moda famosos e chegar no nível deles, ter a mesma relevância seria bem mais difícil e demorado, embora fosse possível.


Confira alguns nichos lucrativos 2020:


  • Animais

  • Emagrecimento

  • Maternidade

  • Marketing Digital

  • Empreendedorismo

  • Desenvolvimento Pessoal

  • Moda

  • Beleza

  • Jardinagem

  • Finanças Pessoais

  • Tecnologia

  • Games

  • Ganhar Dinheiro

  • Concurso Público


02 - DESCUBRA SUA PAIXÃO E O QUE OFERECER AS PESSOAS


Descobrir sua paixão é um passo importante. Nada mais gratificante do que fazer o que a gente ama. O ideal é encontrar o mix perfeito entre descobrir o que você ama fazer e algo que seja monetizável, ou seja, que as pessoas precisam e pagariam para ter.


Nem sempre é uma tarefa fácil encontrar o casamento perfeito entre os dois. Faça uma lista com as coisas que você mais ama fazer e responda as seguintes perguntas com muita sinceridade.


A) O que você faz no seu tempo livre?


B) Sobre o que você tem habilidade e conhecimento maiores?


C) Se você não precisasse ganhar dinheiro nunca mais, o que você faria da sua vida?


D) Sua paixão é monetizável?


E) As pessoas pagariam para saber o que você sabe?


F) O quanto você pode se aprofundar e ensinar sobre o assunto?


G) Você conseguiria trabalhar ele por um longo prazo?


H) Que problema relacionado a sua paixão, as pessoas tem e você sabe como resolver?



03 - QUAL É O SEU PÚBLICO


Após descobrir sua paixão e avaliar se ela pode realmente gerar renda, é hora de pensar sobre seu público. É muito importante que você saiba quem é a sua audiência, quais são seus medos, suas dificuldades, seus sonhos, etc.


Quando você entende o que as pessoas querem e precisam, fica bem mais fácil estabelecer uma comunicação assertiva, que vá direto ao ponto e engaje.


Sempre faça perguntas através de seus posts nas mídias sociais, faça pesquisas e invista tempo em conhecer as pessoas que te seguem, essa é a melhor forma de compreender que necessidades elas tem e oferecer soluções (produtos) que elas realmente precisem.


04 - PESQUISE O MERCADO


Essa é uma etapa que não pode faltar no planejamento do seu negócio online. Pesquise o mercado que você pretende atuar. Conheça e siga seus concorrentes (aprenda com eles), conheça os produtos que já existem, etc.


Uma maneira bem interessante de entender seu público é ler os comentários dos seguidores de concorrentes do seu nicho, observe o que eles comentam nos posts, artigos e vídeos, quais são as perguntas que eles fazem. Faça uma lista com tudo o que encontrar que lhe chamar a atenção, é uma ótima fonte para começar a criação do seu conteúdo.


05 - DESENVOLVA SUA MARCA


Aqui é onde a maioria das empreendedoras que estão começando na internet erram. Você precisa desenvolver sua marca pessoal. A marca envolve a percepção que as pessoas tem de você.


Quando você se arruma pra sair de casa, escolhe seu look, arruma o cabelo, faz maquiagem, escolhe os acessórios. Dependendo do resultado final, as pessoas terão uma ou outra impressão sobre você.


A sua marca funciona da mesma maneira, tudo o que você escolhe para compor sua identidade visual, passará uma mensagem para as pessoas.


O primeiro passo é pensar sobre a personalidade da sua marca, como ela será? Divertida, dinâmica, feminina, moderna, confiável, suave, delicada, romântica, simples, etc.


Escolha adjetivos que combinem com aquilo que você deseja comunicar as pessoas, depois escolha a paleta de cores, as fontes, o estilo de imagens. É importante que sua marca esteja alinhada a mensagem que deseja transmitir ao público, precisa ser coerente.


Se você fizer isso bem, com certeza estará criando uma marca inesquecível que ficará gravada na mente do seu público.


06 - DEFINA AS PLATAFORMAS DE ATUAÇÃO


Temos a nossa disposição muitas opções de plataformas online onde é possível estar presente e construir uma boa audiência. Mas isso não significa que você deva estar presente em todas elas.


O ideal é escolher aquelas que melhor se adéquam a sua estratégia e modelo de negócio e produzir conteúdo de ótima qualidade para cada uma delas. Veja abaixo algumas delas:


SITE: É o seu lar na internet. Toda empreendedora online deve ter o seu. No site é importante ter as páginas HOME ou INÍCIO, onde dá para ter uma noção geral de tudo o que você oferece, com botões clicáveis, SOBRE, com informações sobre você, seu negócio, porque e como começou a fazer o que faz, CONTATO, para quem desejar falar com você.


Você também pode ter páginas para ORÇAMENTOS, SERVIÇOS, LOJA, CURSOS, CONSULTORIA, PORTFÓLIO, dependendo do que pretende oferecer a seus seguidores.


No site também é um ótimo lugar para ter páginas de captura de leads (emails, whatsapp) e hospedar brindes também. Aqui na Organize Certo, tenho uma página secreta de brindes, é uma biblioteca online onde disponibilizo diversos planners e ferramentas gratuitas para quem se inscreve na minha lista.


BLOG: O blog é bom para as pessoas te encontrarem, conhecer seu conteúdo e perceber sua autoridade, que você sabe do que está falando. O bom é que seu blog seja uma das páginas do site.


O blog traz tráfego para seu site. Por isso sempre coloque links nos artigos que escrever, estimule seu leitor a se inscrever em sua lista de e-mail e a visitar outras páginas do seu site, onde ele poderá conhecer seus produtos e/ou serviços.


INSTAGRAM: É bom para construir audiência qualificada e relevante. As pessoas costumam engajar bem por lá, se gostam de um post, comentam, curtem, salvam e compartilham, porém, uma pequena parte clica no seu link e vai para o site. Mas é uma boa ferramenta de descoberta, porém nunca esqueça de estimular o público a visitar seu site. Eu faço isso em 90% dos posts.


FACEBOOK: É uma boa ferramenta para empreendedoras. Lá você pode criar uma página do seu negócio ou um grupo. A entrega dos posts do facebook é bem baixa, o engajamento é bem mais difícil e pequeno se comparar com o instagram, porém as pessoas estão mais dispostas a clicar nos links e visitar as páginas divulgadas.


Outro ponto positivo é para quem pretende fazer anúncios por lá, é possível formatar com muitos detalhes o público que você deseja atingir e ter ótimos resultados.


PINTEREST: Excelente para trazer tráfego para o site. Quem tem loja online, quem cria conteúdos no blog e até mesmo em outras plataformas pode aproveitar muito essa mídia. O Pinterest é um buscador de imagens, então tem que caprichar no visual, as fotos precisam ter o tamanho certo e chamarem a atenção, aplique sempre sua ID visual.


Mas, como qualquer outra plataforma é preciso saber como postar no Pinterest, quais são os melhores horários, tamanhos de fotos, como fazer uma boa descrição, perfil e muito mais, tudo precisa estra alinhado para atingir bons resultados. Se fizer desta forma, terá milhares de cliques todos os meses vindo para o seu negócio.


Eu li um e-book onde aprendi muito sobre como atrair visitas com o Pinterest e me ajudou muito a aumentar o meu engajamento por lá e clicks em meu links. Recomendo para quem está começando, ou deseja multiplicar seus resultados com o Pinterest.


CONHEÇA O E-BOOK AQUI


YOUTUBE: Perfeito para empreendedoras online, ótimo lugar para as pessoas descobrirem, entenderem e se conectarem com você e seu negócio. O legal do Youtube é a proximidade com as pessoas e o valor que você consegue agregar a elas.


Pelo conteúdo ser em vídeo, as pessoas tendem a confiar mais rápido e se familiarizarem com você, sem falar que a maioria prefere assistir do que ler sobre um conteúdo que a interessa. Também é mais fácil que seu público execute ações como seguir seu instagram ou visitar um artigo complementar no blog.


Existem outras mídias sociais que são bem interessantes para empreendedoras, como o Telegram, que possui uma alta taxa de entrega para o público, whatsapp, onde você pode criar listas de transmissão e enviar conteúdos rápidos e gratuitos ou até dar suporte, Twitter entre outros.


O mais importante é você escolher as ferramentas certas e gerar audiência através de conteúdos de valor.


07 - PLANEJE SEU CONTEÚDO


Após decidir o nicho de atuação, descobrir sua paixão, quais produtos e serviços oferecer, entender seu público, o mercado, desenvolver sua marca e em quais plataformas estará presente é hora de planejar o seu conteúdo.


Planejar é essencial para um bom gerenciamento de tempo, eu mesma só consigo criar meus conteúdos porque me planejo antes, sempre uso um cronograma e um planner semanais, onde coloco tudo no papel, antes de agir.


Para te ajudar, vou detalhar abaixo como faço meu planejamento de conteúdo, também vou disponibilizar gratuitamente o cronograma e o planner para você usar também.


PASSO 01 - Faça uma lista de ideias de conteúdos. É algo que sempre faço e ajuda muito na hora de definir os próximos conteúdos. Para isto, costumo fazer pesquisas no Google e ver o que as pessoas perguntam relacionado ao tema.


Se você ainda não sabia, o Google te mostra pesquisas semelhantes após os primeiros resultados e também no final da página. Anote o que aparecer.


Outras maneira é ficar de olho nos comentários dos posts de seus concorrentes, se houver outros negócios parecidos com o seu, veja o que as pessoas perguntas e quais dúvidas elas tem.


Anote também as dúvidas que as pessoas enviam para você, seja no direct no Instagram, nos comentários do blog, youtube, etc. Quando sua audiência começa a te ver como referência em um assunto, passa a te fazer perguntas com suas dúvidas, anote tudo e vá criando conteúdos para responder estas questões.


PASSO 02 - Crie um cronograma semanal. Defina como será sua semana. Gosto de separar um dia para cada coisa, por exemplo, num dia da semana crio toda a arte e conteúdo para postar nas mídias sociais, em outro faço roteiros e gravo os vídeos, noutro dia escrevo artigos e por aí vai.


Tenha anotado quantos posts fará em suas contas, e que tipo de conteúdos irá criar (fotos, vídeos, podcasts, artigos, etc). Reserve também dias da semana para trabalhar na criação de produtos e elaborar os serviços que pretende oferecer.


O que colocar no cronograma:


  • Títulos dos conteúdos

  • Objetivos para a semana

  • Que conteúdo criar em cada dia


PASSO 03 - Use um planner para planejar as outras atividades da sua semana. Criar conteúdo é apenas uma parte do trabalho de uma empreendedora online. Além de produzir conteúdos, ainda tem que liberar as postagens em suas mídias, estudar, criar seus produtos, atender clientes, etc.


O planner é uma ótima ferramenta para organizar tudo e garantir que não irá esquecer de nada. Para quem não curte planner pode usar apps no celular ou programas no computador que permitam você se organizar de forma objetiva e clara.


Para fazer o dowload gratuito do cronograma para planejamento de conteúdo e do planner semanal, clique na imagem abaixo.



37 visualizações

Bem vinda

Olá, sou a Sofia Bica. Uma mãe que ama moda, beleza, organização, decoração e muito +

  • Facebook
  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram

POSTS POPULARES

CURSO-MULHERVIRTUOSA.png
  • Instagram

 

 

SIGA NO INSTAGRAM

 

 

© COPYRIGHT 2020 SOFIABICA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.