Buscar

Porque Não Consigo Me Organizar





Se você vive lendo artigos, assiste a vídeos e até mesmo segue perfis no instagram em busca de dicas para organizar sua vida, mas nunca consegue colocar em prática, este artigo é para você!


Aprender a ser mais produtiva e organizada é uma das chaves do sucesso! Pode ter absoluta certeza de que qualquer pessoa bem sucedida em sua carreira ou vida pessoal não vive em meio a bagunça.


Organizar sua vida te ajuda a alcançar seus objetivos e sonhos, é o que torna a realização deles possível. Uma parte muito importante da organização é o planejamento. O ideal é que você planeje não só o seu dia, mas a semana e o mês de acordo com seu objetivos para aquele período de tempo.


Entretanto, muitas pessoas param por aqui, são muito boas em fazer o planejamento, mas na hora de partir para a ação nada acontece.


Me siga no Instagram: @sofiabicaaa





Porque não consigo me organizar


Há diversos motivos pelos quais as pessoas não conseguem se organizar. Muitas acreditam que não nasceram com este dom, e realmente a personalidade pode influenciar bastante. Mas é preciso entender que organização não é um dom e sim hábitos que qualquer pessoa pode adquirir e praticar.


Então não depende só de uma pessoa ter facilidade ou dificuldade com a organização. Qualquer pessoa que queira organizar sua vida pode fazer isso!




Veja abaixo 5 motivos que te impedem se se organizar!


01 - Você Procrastina


Procrastinar é o ato de ir deixando as coisas para depois, o famoso ''empurrar com a barriga''. O fato é que todas as pessoas procrastinam uma hora ou outra e tudo bem. Porém quando a procrastinação é um hábito recorrente, acaba afetando negativamente seus resultados.


Você se planeja, compra planner, faz boullet journal ou até mesmo usa a boa e velha agenda, coloca tudo no papel bonitinho, mas fica adiando começar. Este é um caso clássico de procrastinação. Infelizmente não há como deixar de ser uma procrastinadora, mas é possível usar técnicas muito eficazes para ser tão produtiva quanto qualquer outra pessoa.


O segredo aqui é fazer uma tarefa por ver e ir fazendo pausas após algum tempo de dedicação. Como a natureza o procrastinador gosta de benefícios imediatos, o ideal é trabalhar numa tarefa por 20 minutos e fazer uma pausa de 5 minutos para um benefício, com um café ou esticar as pernas.


Aqui no blog tem artigo onde falo só sobre procrastinação e dou dicas para parar de procrastinar.


LEIA AQUI: Pare de Procrastinar em 6 Passos



02 - Confia demais na força de vontade


Ter força de vontade é importante para iniciar qualquer mudança em sua vida. Ela te deixa motivada e empolgada o suficiente para incluir novidades em sua rotina e até para começar a organização. Porém, está comprovado cientificamente que a força de vontade tem um limite, ou seja, mais cedo ou mais ela acaba.


Este é o problema de muitas pessoas ao se organizar, pois a força de vontade as faz começar, mas quando ela acaba, a pessoa não consegue permanecer com os novos hábitos.


Para ter uma vida organizada é preciso ter planejamento e rotina focada em seus objetivos, e o que vai te fazer permanecer com o novo estilo de vida é o hábito.


Você preciso focar em continuar fazendo, estando com vontade ou não. É comprovado por meio de estudos que para um novo hábito se tornar automático em nosso dia a dia, temos de fazê-lo por pelo menos 21 dias consecutivos.


O segredo é começar com a força de vontade, use ela a seu favor. Mas, quando a empolgação passar, persista na organização até que se torne um hábito comum para você, como escovar os dentes ou pentear o cabelo.


03 - Você não encontrou o motivo certo para se organizar


Já parou para pensar no porque você quer se organizar? Qual é o real motivo por trás de sua decisão?


O porque fazemos algo conta muito e se não tivermos a motivação correta é fácil desistir.


Pessoas se organizam por diferentes motivos. Mas independente de quais sejam, eles precisam ser os motivos corretos.


Ninguém deve se organizar porque é moda ou porque suas amigas estão fazendo e disseram que você também deveria experimentar. A organização é para facilitar sua vida, te fazer ser mais produtiva no trabalho, ter mais tempo livre, tornar possível o seu sonho de empreender, conciliar estudos e trabalho ou filhos e trabalho, ter um dia a dia mais leve, etc.


Se você ainda não encontrou a razão certa, recomendo que faça isto, antes mesmo de começar a se organizar de fato.




04 - Você segue métodos de organização que não são para você


Existem diversos tipos e métodos de organização hoje em dia. A maioria deles funciona muito bem. Entretanto, o fato de algo funcionar não significa que seja para você.


Organização é algo pessoal, e seguir um método a risca pode não ser uma boa ideia, pois as suas prioridades e sua vida podem ser bem diferentes de outras pessoas.


Antes de seguir qualquer método é preciso analisar a si mesma e sua própria vida, levando em conta quais são suas demandas, o que precisa fazer todos os dias, em que área da vida precisa focar mais neste momento e que metas deseja atingir.


Organize sua vida e sua rotina de acordo com os objetivos que você tem e não tente encaixar sua vida em algo pré-pronto, pois tem grandes chances de não funcionar.


Usar um método de organização a risca só vai funcionar se ele estiver de acordo com sua vida e suas prioridades.


05 - Excesso de informação


Algo que acontece muito atualmente é o excesso de informações, devido ao uso da internet. Quando nos interessamos por um assunto, lemos blogs, assistimos no Youtube, no Instagram, nos inscrevemos em listas de E-mail, grupos do whatsapp, Facebook e Telegram, e ainda salvamos no Pinterest. O que nos leva ao excesso!


Temos muita informação e pouco tempo de digerir e assimilar tudo, e por isso ao invés de colocarmos em prática, ficamos perdidas em meio a tanto coisa.


Minha dica é que você faça um detox em suas mídias sociais. Selecione apenas 2 ou 3 perfis de cada tema que você gosta de acompanhar e que ofereça conteúdos de boa qualidade e estejam alinhados com seu estilo de vida.


Com seus feeds mais limpos, sua mente também ficará mais serena e terá mais clareza para praticar o que tudo o que aprender!


Gostou das dicas? Siga no Instagram para dicas diárias de organização e produtividade: @sofiabicaaa

35 visualizações

Bem vinda

Olá, sou a Sofia Bica. Uma mãe que ama moda, beleza, organização, decoração e muito +

  • Facebook
  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram

POSTS POPULARES

CURSO-MULHERVIRTUOSA.png
  • Instagram

 

 

SIGA NO INSTAGRAM

 

 

© COPYRIGHT 2020 SOFIABICA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.