Buscar

06 Passos Práticos Para Aumentar a Produtividade



'Como ser produtiva' é uma questão que permeia a mente de muitas pessoas. De fato, chegar ao fim do dia com tarefas concluídas e ter aquela sensação de dever cumprido é maravilhoso, sem falar que a produtividade é o caminho para o sucesso nas mais variadas áreas de nossas vidas.


Quem é bem sucedido, com certeza é uma pessoa organizada e produtiva. A organização pessoal é uma ferramenta poderosa para acelerar seus resultados, ter foco e alcançar seu objetivos, por isso, recomendo que você aprenda a organizar sua vida para alcançar a produtividade que deseja.


Neste artigo, vou te ensinar 6 passos para ser uma pessoa mais produtiva, mas antes de relevar quais são eles, é preciso que você entenda o que é produtividade, da maneira correta.


O que é ser produtiva?


Ser produtiva é fazer as tarefas certas para alcançar seus objetivos, sejam eles quais forem.

Muitas pessoas pensam na produtividade de forma errada, acreditando que ser produtivo é fazer muitas coisas todos os dias, viver com um planner lotado de afazeres para realizar diariamente.



Entretanto, viver correndo e trabalhando não significa que você é produtiva. Uma pessoa produtiva faz somente aquilo que a levará ao destino que deseja. A produtividade é para te fazer realizada, e não ocupada.


6 passos para aumentar a produtividade


Agora que você já entendeu o que é ser produtiva, vamos as dicas que preparei, foque em cada uma delas e procure praticar para ver as mudanças acontecendo em sua vida.


Me siga no instagram: @sofiabicaaa


PASSO 1 - Resolva pendências e tarefas atrasadas


Não importa se você esta começando a organizar sua vida agora, ou já vem tentando a mais tempo, essa dica vale para qualquer caso.


A melhor maneira de fazer isso é semanalmente. Revise sua semana anterior e confira se ficou algo para terminar, reinsira no planejamento da semana seguinte e coloque como prioridade.


Tarefas acumuladas tem o podem nos deixar ansiosas. Você tenta seguir em frente, mas de vez em quando sua mente te lembra que de há uma pendência que não foi resolvida.


Infelizmente isso pode gerar estresse, falta de foco e minar aos poucos sua produtividade, pois o sentimento é de que você tenta ir adiante, mas os atrasos te puxam para trás. O melhor é resolver e então ficar livre para seguir em frente.


PASSO 2 - Repense a maneira como você vê o tempo


Pensamentos do tipo: 'Não tenho tempo' ou 'O dia teria que ter 48 horas' são comuns. Eles refletem a maneira equivocada como a maioria das pessoas interpreta o tempo. Quando organizamos nossa rotina, não somos vítimas de tempo ou da falta dele.


Todas as pessoas em qualquer lugar do mundo, têm as mesmas 24 horas para fazer suas tarefas, entretanto, umas são produtivas outras não.


Outro ponto a rever sobre o tempo é em relação a durabilidade de cada tarefa. Não adianta tentar fazer algo que demora pelo menos uma hora, se você tem apenas 15 minutos disponíveis.


O ideal é fazer uma estimativa de quanto tempo cada afazer leva para ser concluído e planejar em qual momento do seu dia você terá tempo suficiente para se dedicar a ela.



PASSO 3 - Crie novos hábitos


Para uma vida organizada e produtiva é preciso que novos hábitos sejam implementados. Pense por um momento em como está a sua vida hoje, analise os resultados que você tem colhido. Eles são fruto de suas ações no passado.


Se a sua intenção é colher resultados diferentes dos que tem em mãos hoje, precisa mudar algumas atitudes e transformá-las em hábitos.


Não é fácil criar um novo hábito. No início, a força de vontade em fazer acontecer pode ajudar muito, mas está cientificamente provado que só a vontade não basta, já que em algum momento ela acaba.


Minha dica é você ser persistente e ter um bom motivo para fazer o que faz. Se mantenha firme ao introduzir um hábito novo, a ciência diz que se fizermos algo novo durante 21 dias, nosso cérebro interpreta como algo automático, a partir daí passa a ser um hábito comum e não é mais difícil fazer.


Pode ser que para ter uma rotina produtiva você precise adotar hábitos como acordar cedo, passar menos tempo no celular, fazer um bom planejamento semanal, entre outros.


Recomendo que faça uma auto analise e anote sua rotina atual e depois sua rotina ideal para que possa ser produtiva todos os dias e consiga atingir sua metas.


PASSO 4 - Planeje sua semana com antecedência


Planejamento é um dos segredos para ter uma semana produtiva. Para anotar suas tarefas e objetivos da semana use um aplicativo no celular, planner, agenda, o que você mais se identificar e for funcional em seu dia a dia.


Separe um dia na semana anterior e planeje o seu objetivo semanal, as tarefas de cada dia, estabeleça suas prioridades. Procure fazer menos tarefas e focar na qualidade, pense no que realmente precisa fazer para atingir os resultados que almeja e seja objetiva.


Desta maneira, além de se organizar melhor, você evita ficar sobrecarrega e passar a semana inteira correndo para concluir tudo.


Neste artigo: Como Planejar Uma Semana Produtiva, eu ensinei como organizar a semana passo a passo, nele há um planner semanal gratuito para dowload também.


PASSO 5 - Reduza o número de tarefas


Como falei lá no início do artigo, ser produtiva não é ter uma lista gigantesca de tarefas a cumprir. Nem sempre quem faz muitas coisas é produtiva.


O foco é fazer as coisas certas. Ao se planejar, sempre pense em qual é o seu objetivo e quais são as tarefas que precisam ser realizadas para que você consiga atingi-lo.


Ao reduzir suas atividades diárias você evita se sobrecarregar,diminui o estresse e a culpa de não dar conta de tudo e ainda garante um tempinho livre para relaxar no final do dia!



PASSO 6 - Tenha tempo para tudo em seu planejamento


Confesso que já cometi o erro de focar só no trabalho, ignorando o tempo para descansar e dormir adequadamente, o resultado não foi bom, posso dizer que dei uma 'piradinha' por conta do cansaço excessivo.


Aprendi que precisamos respeitar nossos limites e entender que nenhuma pessoa cansada é produtiva, até podemos realizar tarefas quando estamos cansadas, porém a qualidade do que fazemos diminui bastante.


Quando o corpo está esgotado, a atenção, o foco e a paciência são diretamente afetados e podemos até desenvolver alguma síndrome, como o Burnout (esgotamento excessivo) ou quadros de ansiedade.


Aumentar a produtividade é possível e qualquer pessoa que decida colocar estas dicas em prática conseguirá ter uma rotina produtiva.


Se você deseja ser uma mulher produtiva e alcançar o próximo nível em sua vida, venha para a Semana da Organização, um evento online gratuito onde vou falar sobre organização e produtividade de maneira mais profunda, inscreva-se no link: www.organizecerto.com/inscricaoworkshop

17 visualizações

Bem vinda

Olá, sou a Sofia Bica. Uma mãe que ama moda, beleza, organização, decoração e muito +

  • Facebook
  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram

POSTS POPULARES

CURSO-MULHERVIRTUOSA.png
  • Instagram

 

 

SIGA NO INSTAGRAM

 

 

© COPYRIGHT 2020 SOFIABICA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.