05 Lições Que Ninguém Te Contou Sobre a Maternidade


Ser mãe sempre foi um dos meus maiores sonhos. Idealizei minha família por anos e quando finalmente casei e tive minha primeira filha me senti plenamente realizada e feliz. Após as 14 horas em trabalho de parto induzido, imaginei que enfim iria ter dias de descanso, já que havia sofrido por 10 meses com náuseas, vômitos, inchaço, azias e muitas dores no corpo.


Se você também é mãe, sabe que eu estava muito enganada, o que sofri até ali não era nada, perto do que ainda viria pela frente, rsrsrs.


Tenho ótimas lembranças da minha primeira filha, quando era uma RN, me lembro de acordar a noite e quase nem acreditar que realmente tinha um bebê no berço ao lado da minha cama, era algo mágico.


Porém, nem tudo na maternidade são flores, encontramos alguns ou melhor dizendo, muitos espinhos que nos fazem repensar a vida de uma maneira bem diferente em relação ao que era antes.


Sou mãe de quatro crianças abençoadas, mas se tem uma coisa certa é que nunca paramos de aprender, nunca sabemos tudo e quando parece que sabemos, acontece algo que nos mostrar que ainda precisamos evoluir.


Sendo assim, hoje resolvi listar algumas das lições sobre a maternidade que ninguém me contou.


1- Seu filho não espera tanto assim de você


Acredito que cada uma de nós tem em sua mente uma mãe ideal, aquela mãe perfeita que idealizamos ser. Seja a mãe que cuida muito bem da alimentação dos filhos, que faz atividades para o desenvolvimento diariamente, que mantém tudo organizado sempre, que concilia o trabalho e a maternidade ou que não grita e jamais perde o controle.


Só que nossa mente não faz ideia do quão difícil é ser essa mãe perfeita, até de fato virar uma mãe. Sinceramente, no primeiro ano de vida do bebê vivemos cansadas, a privação do sono já leva embora qualquer sanidade e paciência, sem falar nos dias corridos nos desdobrando para tentar manter a casa e o trabalho em ordem.


Focamos tanto na mãe que desejamos ser para nossos filhos que esquecemos do que eles realmente precisam e querem: nossa presença, compreensão e amor. Se pudermos dar isso a eles e os cuidados básicos já seremos mães incríveis e inesquecíveis para nossos filhos.



2- Um banho quente é muito mais do que parece!


De certa forma tudo se transforma quando nos tornamos mãe. Até mesmo um banho quentinho e demorado, que considerávamos algo tão simples passa a valer ouro na correria do dia de uma mãe.


Quando passamos o dia em casa atarefadas, sem poder sequer tirar uns minutinhos para um banho relaxante, sem ter que deixar a porta aberta para olhar as crianças, entendemos como pode ser precioso um banho sozinha. É de certa forma uma terapia, o banho para muitas mães é um lugar onde ela tem seu espaço, tem um tempo só onde pode relaxar, pensar e se sentir cuidada.


LEIA TAMBÉM:


Vestidos Simples Para o Dia a Dia


Moda Fitness não é só para malhar! É para a vida!



3- Cuidar da saúde física, emocional e mental não é besteira


Se deixar em último plano é um dos erros clássicos de toda mãe. Parece algo inevitável mesmo, difícil escapar dessa cilada. Porém aprendi a cuidar de mim mesma também. A saúde de uma mãe é muito importante.


Falo tanto da saúde física, para termos força e energia para enfrentar os dias de mãe, quanto da saúde da nossa mente e emoções. As vezes nos sentimos tão sobrecarregadas com tudo que parece que vamos explodir a qualquer momento.


É importante saber parar, criar momentos de calmaria e de paz em nosso interior. E em pouco mais de 2 anos passei por duas gestações não planejadas, foi bastante difícil e estressante em alguns momentos, pois não havíamos nos preparado emocionalmente e financeiramente para ter mais filhos.


Eu me sinto muito grata e passaria por tudo outra vez para ter cada um deles aqui comigo, porém meu emocional se abateu com os problemas da vida e dificuldades que enfrentamos com todo o processo.


Diante disso, fui em busca de maneiras para lidar com a ansiedade que passou a fazer parte da minha vida. Até que descobri a meditação, entendi que nada mais é do que tirar um momento para não fazer nada, aquietar e me conectar comigo mesma. Meditar tem sido uma ponte que me leva de volta para o caminho, para o propósito maior.


Talvez você aprecie meditar assim como eu, talvez não. Pode ser que prefira alguma outra atividade ou até mesmo fazer terapia. O caminho pode ser o que mais tiver a ver com você, o importante é entender que precisamos cuidar do nosso interior da mesma intensidade que cuidamos do nosso corpo físico.


4. Ter empatia com outras mães


Não faz muitos anos que li e ouvi a palavra empatia pela primeira vez e, pra falar a verdade fez todo o sentido. Empatia é algo necessário e que se praticado, tem o poder de gerar muita coisa boa no outro e criar conexões e correntes do bem.


Quem de nós nunca julgou outra mãe por deixar o filho comer besteira, por ficar muito tempo nas telas, ou até mesmo por perder a paciência e acabar gritando.


São coisas que nenhuma mãe deseja fazer, mas certamente em algum momento ou outro já nos sentimos esgotadas e sem energia para cozinhar uma refeição saudável, ou acabamos perdendo a paciência não é mesmo?!


Ter empatia é se colocar no lugar da outra mãe e entender que ela pode estar num dia péssimo. É lembrar que todas cansamos, e com certeza não nos tornamos muito amorosas e pacientes quando estamos esgotadas.


Sempre fui exigente quanto a maternidade e tenho aprendido muito a não estar no controle, e a não julgar a outra mãe, simplesmente entender que ela é humana assim como eu e precisa de compreensão e não mais julgamentos e cobranças, pois isso já temos de sobra, né?


5- Você vai precisar de roupas confortáveis



Como disse sou mãe de 4 filhos, sempre amei me vestir bem, porém, antes dos filhos e até depois das primeiras duas eu ainda usava muito salto alto e roupas que bonitas, mas que não me ajudavam em nada.


Foi somente após ter minha terceira filha que aprendi de fato a estar estilosa, bem vestida e ainda muito confortável para brincar e auxiliar meus filhos onde quer que eu esteja.


Desci do salto e me lancei no mundo do tênis e sapatos sem salto, passei a usar vestidos de malhas que valorizam o corpo, muito jeans e blusas femininas que me deixam a vontade para fazer de tudo sempre!


Inclusive fiz uma listinha com algumas das minhas roupas preferidas da minha loja online, onde o lema é exatamente este, estar linda e confortável para qualquer ocasião sempre!






Espero que minhas lições te ajudem um pouco. Maternidade não é fácil, é um trabalho não remunerado diário, muito árduo, sem direito a férias, mas muito recompensador, pois nada nesse mundo supera a alegria de ter filhos e formar uma família bem estruturada.


Gosto de compartilhar minhas experiências pois acredito que podemos tornar o dia a dia mais leve e divertido. Os filhos crescem rápido e os bens materiais se vão, cultive o amor, curta cada dia e momento com sua família, este é o maior tesouro na Terra.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram
  • Moda feminina

  • Dicas de moda

  • Loja

  • Curso

sofiabica.com TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SOPHY SHOP CPF: 029.045.630-40

Rua Pedro Antônio dos Santos, número 361, casa 02, bairro São Sebastião, cidade Palhoça, SC,  CEP 88136-364

contatosofiabica@gmail.com . 48 9 91934177